O e-Título é um aplicativo que serve como título de eleitor digital. Criado pela Justiça Eleitoral Brasileira, essa ferramenta poderá ser utilizada pelos eleitores nas próximas eleições, substituindo o título de papel tradicional. Além de funcionar como um documento digital de identificação, o app oferece informações sobre cadastramento biométrico, quitação eleitoral e locais de votação. Atualmente, o e-Título pode ser baixado em dispositivos Android e iPhone (iOS).
Como baixar o e-Título
Se o eleitor tiver realizado o cadastramento biométrico, o e-Título pode substituir o título físico e um documento com foto, necessários para votar. Caso o cidadão não tenha uma foto cadastrada no app, será necessário apresentar um documento oficial com foto no dia da votação. É fundamental baixar ou atualizar até sábado (5) para utilizá-lo no primeiro turno.
Nas cidades onde haverá segundo turno, agendado para 27 de outubro, as mesmas regras se aplicam. Os eleitores que precisarem votar novamente deverão baixar ou atualizar o aplicativo até o dia 26, caso queiram usar o título digital na urna. Além de substituir o documento físico, o aplicativo também permite consultar o local de votação e justificar o voto online.
Como Baixar e Usar o e-Título
Para baixar o e-Título, acesse as lojas oficiais, Google Play Store ou App Store, e busque pelo aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral. Inicie o download e, após a instalação, abra o app e selecione “Começar no e-Título”. Aceite os termos de uso e a política de privacidade, marcando a caixa correspondente, e toque em “Continuar”.
Em seguida, preencha os dados solicitados, como nome, data de nascimento, CPF e nomes dos pais. Após isso, o aplicativo fará perguntas de segurança, como endereços de residência anteriores. Verifique todas as informações e finalize o processo.
Após concluir, entre com sua senha ou crie uma nova tocando em “Esqueci minha senha”. O app pode solicitar um vídeo gravado na hora para confirmar sua identidade.
Como Atualizar o e-Título
Se já tiver o e-Título instalado, verifique se o sistema está atualizado antes das Eleições 2024. Acesse a loja de aplicativos e busque pelo nome do app. Se aparecer a opção “Atualizar”, clique para instalar a versão mais recente.
Como Usar o e-Título para Votar
Para votar, dirija-se à zona e seção corretas e mostre a tela do celular ao mesário. No perfil do eleitor, estarão visíveis a foto, número de cadastro, data de nascimento, CPF e local de votação. Lembre-se de que essa opção está disponível apenas para quem possui biometria cadastrada no TSE.
Como Justificar Voto pelo e-Título
Justificar a ausência na votação é simples. Abra o app, acesse a aba “Mais opções” e selecione “Justificativa de ausência”. Informe a eleição que deseja justificar, adicione sua justificativa e e-mail, e toque em “Próximo”. Anexe os documentos que comprovem a necessidade de ausência e finalize o processo.
Importante: para ausências em ambos os turnos, um processo separado é necessário para cada um. O prazo para justificativa do 1º turno vai até 5 de dezembro de 2024, e até 7 de janeiro de 2025 para o 2º turno.
Como Consultar o Local de Votação pelo e-Título
Para verificar seu local de votação, abra o app e toque em “Onde votar”. O sistema exibirá um mapa com o endereço da sua seção, além dos números da zona e seção.
Para mais noticias sobre o Tecnologia