De acordo com uma fonte do governo brasileiro, uma falha tecnica no avião na aeronave de Lula principal foi resolvido enquanto ainda estava em voo, mas foi necessário queimar o combustível. Estavam a bordo 16 pessoas, incluindo autoridades e membros da tripulação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está retornando do México para o Brasil. O avião reserva da Presidência decolou por volta das 23h30 de terça-feira (1º) do aeroporto Felipe Angeles, na Cidade do México, com destino a Brasília, após a aeronave principal ter apresentado uma falha técnica.
A expectativa é que o voo, que fará uma escala no Panamá, dure cerca de 10 horas. Lula e sua comitiva devem desembarcar por volta das 9h de quarta-feira (2).
A aeronave principal da Presidência pousou em segurança no aeroporto da Cidade do México na noite de terça-feira, após ter enfrentado um problema técnico logo após a decolagem. O avião precisou circular no ar por mais de 4 horas antes de conseguir aterrissar com menos combustível.
A fonte do governo informou que a falha técnica foi solucionada durante o voo. Entre as 16 pessoas a bordo, estavam autoridades, ministros e a equipe de voo. O avião reserva sempre acompanha o principal em viagens.
Lula esteve na Cidade do México para a posse da presidente mexicana Claudia Sheinbaum.
Uma das possibilidades para o problema técnico, que ainda precisa ser confirmada, é que um pássaro tenha colidido com a turbina.
Em janeiro, o avião presidencial que transportava a equipe de segurança de Lula enfrentou uma pane em Campina Grande, na Paraíba, impedindo a decolagem. No mês seguinte, durante o retorno de Lula a Brasília após compromissos em São Paulo, a decolagem no Aeroporto de Congonhas foi interrompida.
O governo ainda não confirmou se a aeronave com problemas nesta terça-feira é a mesma que enfrentou dificuldades anteriormente.
Para mais noticias sobre o Cotidiano